Entrevistas

Tendências em bolos para festas

O bolo é a mais tradicional receita que fazemos para servir de sobremesa quando recebemos uma visita em casa. E não pode faltar nas comemorações! Falar de bolo nos remete a recepções, festas, visitas, confraternização, sociabilidade, cerimônias, beleza, perfeição.

 

Sobre a sua origem, a explicação mais comum foi a de que o bolo surgiu no Egito Antigo e que se confunde com a história dos pães. Depois disso, os antigos gregos e romanos o aperfeiçoaram e a diferença mesmo veio durante o Renascimento.

 

Sua denominação teria vindo devido ao formato arredondado de bola.

 

Já no Brasil, o primeiro bolo, a que se tem notícia seria o Pão-de-ló, de origem portuguesa.

 

bolo é um alimento à base de massa de farinha. É geralmente doce e cozido ao forno. Os bolos são um dos componentes principais das festas, como as de aniversário e casamento, por vezes ornamentados artisticamente e ocupando o lugar central da mesa.

 

No início, todos os doces produzidos em assadeiras eram considerados bolos. Com o passar dos anos, foi se moldando conforme as necessidades da decoração.

Com o advento dos banquetes luxuosos e exuberantes que vemos hoje em dia, os bolos passaram a ser a atração principal no que se refere à decoração. Foram inclusive mudando de formato, e atualmente vemos uma diversidade enorme de tipos de bolo, como os Bolos Naked (sem cobertura e com o recheio à vista), Cup Cake (bolo recheado com cobertura artística), Pop Cake (bolo de pirulito) e até o Pote Cake, tendência que veio para ficar no âmbito dos bolos. Com inovação e criatividade vale tudo, sem é claro, perder a base da receita, que é a massa tradicional do bolo.

bolo 3

Segundo a cheff Emanuelle Paolinelli, “Os bolos de aniversário são a estrela principal de todo evento. E a cada dia as pessoas buscam mais novidade. O Naked Cake foi uma tendência fortíssima neste inicio de 2015 porém, vem perdendo espaço para o Bolo de Churros e bolos de chocolate como de Kit Kat e Kinder. Uma nova moda também tem feito muito sucesso, é o Pot Cake ou Bolo de pote. Com varios sabores e valores a gosto do cliente, o Pot Cake é um lindo presente. Outra tendencia é o Pizza Cake ou bolo de pizza. É um bolo de chocolate de 8 fatias em formato de pizza onde o cliente escolhe o recheio de cada fatia.”

bolo 2

E além da criatividade, o que vemos hoje são bolos luxuosos, ricos em detalhes e cada vez mais glamourosos, principalmente para casamentos.

Confira algumas das tendências do momento para bolos de casamento:

  1. Mais altos – O bolo está ganhando uma importância maior na festa e as pessoas estão reparando mais nos detalhes. Nesse contexto, os bolos estão ganhando em altura e estão aparecendo mais.  Hoje os bolos podem chegar a 15 cm para cada andar.

 

  1. Sem noivinhos – O tradicional enfeite está ficando de fora das festas. Os noivinhos já estão um pouco batidos. Dentro dessa tendência, o topo do bolo pode ficar liso ou ser enfeitado com outros elementos como um laço ou um buquê de flores.

bolo 5

  1. Folhas de ouro e prata – Uma tendência que já é bem forte na Europa e está chegando ao Brasil é o uso de folhas de prata ou ouro que cubram um andar inteiro do bolo.  O recurso vai bem em festas mais clássicas, mas com uma pitada de novidade e requinte.

  1. Florais – Os arranjos florais estão em alta e dão mais charme a decoração. A dica é apostar em flores que tradicionalmente são associadas às noivas como a flor de laranjeira, a camélia e a rosa. É um elemento é versátil e pode ser colocado de inúmeras maneiras diferentes, dando espaço para que o casal e o confeiteiro sejam criativos.

  1. Pintados à mão – Os bolos pitados à mão são um arraso, porém uma opção mais elaborada que exige um profissional com conhecimento de pintura e visão de artista. Tenha cuidado ao escolher onde fazer.

  1. Fuja do branco – Cores suavescomo, o nude ou até um rose bem suave estão substituindo o branco.

  1. Textura – Aposte nastexturas, que podem ser inspiradas no tema da decoração ou até no vestido da noiva.

Bom, agora que já viu as tendências para este ano, é só escolher o que mais te agrada  e combina com você e arrasar !

Fernanda Soutto Mayor é proprietária da Help Consultoria de Eventos.

Anterior

Como comemorar o Dia dos Namorados sem stress

Próximo

Como produzir um evento sustentável

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *