Uncategorized

Formatura – Contratando os fornecedores – Parte 2

Esse tema de formatura é tão amplo, que o post sobre os fornecedores foi dividido.  Acompanhe agora a segunda parte, dos principais serviços que você vai precisar para realizar a festa dos seus sonhos.

 

  • Decoração – Para definir a decoração, escolha antes que tipo de festa vai ser. Se uma festa clássica ou ousada, se terá algum tema, se terá uma cor padrão e se vão querer investir muito ou pouco em decoração. Avalie também se o local é aberto ou fechado, pois isso muda completamente a decoração. Avalie o estilo do lugar e tipo de mobiliário e que tipo de decoração vão utilizar, se preferem flores ou intervenções tecnológicas, como luzes, painéis de led … enfim, são diversas opções. Antes de procurar um fornecedor, saiba o que quer contratar. Uma dica é pesquisar, ver fotos de outras formaturas, conversar com quem entende e trocar ideias com o próprio fornecedor para que a decoração seja perfeita.
LA Produções Decoração, Fotografia e Video

LA Produções Decoração, Fotografia e Vídeo

  • Mobiliário – o tipo de mobiliário deve combinar com o estilo do lugar. Por exemplo, se o local é um sítio, combina com um ambiente mais rústico, mesas de madeira etc. Se for num salão de festas clássico, o ideal é usar mesas e cadeiras de ferro, com toalhas finas e objetos delicados. Se o local da festa já tiver mobiliário próprio, ótimo, pois com certeza já será no mesmo estilo. Caso o local não tenha, cuidado com o mobiliário que vai alugar. Veja fotos de ambientes, pesquise e se oriente para não correr o risco de pecar num item tão simples como esse.

 

  •  Banda ou DJ – defina se vai ter uma banda ou apenas um DJ. Com certeza uma banda é a melhor opção, porém a mais cara também. Um bom DJ e um repertório bem feito pode dar às vezes a mesma animação a uma festa. Para bandas, o ideal é que sejam aquelas bandas de baile, que tocam tudo, tem um repertório bem diversificado pra animar a festa a noite toda. Mas antes de contratar, pesquise as bandas, vá a shows, escute, compare preços e uma dica, nem sempre as mais famosas e conhecidas são as melhores. Vale a pena conhecer outras opções além das tradicionais e mais cotadas no mercado de formatura. E se optar por um DJ, pesquise, peça indicação e converse com ele antes de contratar. Avise de momentos especiais, como a valsa, programe músicas que queiram que toque em determinada hora, selecione um repertório e principalmente a ordem e estilo das músicas. Não esqueça que esse é um dos itens mais importantes de uma festa. Sem música não tem festa!
Banda Super Som C&A

      Banda Super Som C&A

Banda Super Som C&A

Banda Super Som C&A

  •  Sonorização – Antes de contratar o som, cheque tudo que irá precisar. Se tiver uma banda, veja tudo que ela vai precisar de sonorização, desde equipamentos para acoplar aos instrumentos, até a quantidade e tipos de microfones que precisam. Algumas bandas até possuem som próprio e levam tudo, mas é preciso checar antes de contratar. Peça a banda o ríder técnico e confira se possuem ou não som próprio. Se a opção for por um DJ, ele também normalmente leva seu som, mesa e tudo que precisa. É importante informar o número de pessoas, o tipo de ambiente do local da festa, para que o som abranja todo o espaço e a alcance todas as pessoas. É fundamental que seja um fornecedor que preste um serviço de qualidade, nada pior que som chiando, microfonia, caixa de som que não tem alcance ou uma acústica abafada. Antes de contratar um fornecedor de som é essencial uma visita técnica ao local do evento.

 

  •  Iluminação – Ítem fundamental, pois além da iluminação normal do próprio espaço é necessário alguns toques especiais feitos com pontos de luz. Pode se escolher cores, tipos de refletor e até a utilização de luz de efeito especial, como a luz negra, gobos, neon, etc. Antes de contratar um fornecedor, faça com ele uma visita técnica ao local do evento e se possível junto com o fornecedor da decoração, para que mantenham uma sintonia no que forem fazer e para que uma coisa não destoe da outra.

 

  • Estrutura de boate – caso queira e o local não tenha, pode montar uma estrutura com tendas, fechamentos especiais em tecido ou estruturas de box truss. O mesmo fornecedor de som e luz pode montar a boate. Aproveite e inclua globo, jogo de luz, máquina de fumaça e outras novidades que temos hoje em dia.
Inforsom Locação de Estruturas para Eventos

Inforsom Locação de Estruturas para Eventos

  • Palco – se tiver banda é bom ter um palco. Caso não tenha, pode contratar o palco, existem empresas especializadas em palcos e tablados inclusive. Agende uma visita técnica ao local com o fornecedor, pois ele precisa medir o espaço, principalmente a altura e dimensões de pé direito, frente e lateral. É importante também saber quantas pessoas vão ficar em cima do palco, para se calcular o tamanho e o tipo de material para aguentar a quantidade de peso.

 

  • Segurança e manobrista – nem sempre o local possui uma equipe de segurança. Caso não tenha é fundamental a contratação de seguranças. Nunca se sabe o que pode acontecer. O cálculo de quantidade é feito se estimando uma média de 1 segurança para cada 20 pessoas. E é claro é precisa também de seguranças em pontos estratégicos como perto do palco, nas portarias e circulando. Já os manobristas são um item opcional. Mas é sempre uma comodidade para os convidados. Fica a critério da comissão.

 

  •  Limpeza – Normalmente o local do evento já possui sua própria equipe de limpeza. Caso não tenha é preciso contratar uma empresa especializada para a limpeza geral do ambiente e limpeza e manutenção dos banheiros.

 

  • Posto Médico – Pode parecer bobagem, mas é importante montar um posto médico, com os principais medicamentos, como analgésicos, esparadrapos, glicose etc e a presença de pelo menos um profissional de enfermagem preparado. Nunca se sabe quando teremos uma emergência ou vamos precisar de socorro!

 

  •  Fotografia e filmagem – As fotos e filmagem são as lembranças eternas deste momento especial e único, portanto um item que merece bastante atenção. Não contrate fotógrafos pelo preço, mas pela qualidade das fotos e do serviço. Pesquise antes, veja fotos, peça indicação, converse, compare e escolha com segurança. Existem muitas empresas especializadas em fotos e filmagem de formaturas, mas nem sempre são as melhores e nem mais confiáveis. Geralmente são caras e fazem fotos muito dentro do padrão e não saem do comum. Basta ter um bom fotografo que vai garantir o registro desse momento.
S & I Formaturas

S & I Formaturas

  •  Adereços Plaquinhas para fotos, óculos coloridos, perucas, pulseiras de néon … são diversos os tipos de adereços para animar ainda mais a sua festa. Uma dica é: pesquise e vá nessas lojas de coisas de festas. É tudo baratinho! E hoje em dia você já encontra tudo isso em sites também.

 

  • Atrações extras Escolas de samba, batucadas, tequileiros, malabares, perna de pau, personagens, performances, enfim, você pode contratar inúmeras atrações, para incrementar ainda mais a sua festa Bom, hoje você ficou conhecendo todos os fornecedores e serviços que precisa para produzir uma formatura. Atenção a todas as dicas! Seguindo esse passo a passo, com certeza vai poder produzir uma festa de formatura de arrasar! E não acabou na semana que vem tem mais! Durante todo esse mês, temos dicas e artigos sobre formaturas! Continue ligado!

 

Fernanda Soutto Mayor é proprietária da Help Consultoria de Eventos.

Anterior

Formatura – Contratando os fornecedores

Próximo

Colação de grau, e agora?

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *