Uncategorized

Cuidados que você deve ter com alimentos e bebidas em seu evento

Sabemos que organizar um evento exige cuidados com uma série de fatores. Assim como a segurança, a sonorização, a limpeza, as atrações e muitos outros elementos, a alimentação também precisa ser planejada com bastante atenção de cuidado.  Problemas relacionados à alimentação podem prejudicar seriamente a reputação de um produtor e comprometer o seu evento.

 

Confira algumas dicas e os cuidados que você deve ter com alimentos e bebidas no seu evento.

1. Tipo de evento

A primeira coisa que você tem que pensar é qual o tipo de evento vai realizar, para que seja possível escolher a opção mais adequada para o estilo desejado. É o tipo de evento que irá definir o cardápio a ser escolhido. É importante também que se defina o horário a época do ano e qual será o público, pois tudo isso interfere na escolha e definição do cardápio a ser servido.

blog 3

2. Número de pessoas

O número de pessoas presentes em um evento também é fator determinante para que você tenha condições de preparar os alimentos e bebidas em uma quantidade que não falte e nem sobre demais. Independente de ser uma festa pequena e de caráter mais íntimo ou um evento maior, é essencial fazer uma estimativa para que você não passe por contratempos ao errar a quantidade oferecida ao público. Um dos desastres de um evento seja ele gratuito ou pago é acabar a comida e/ou bebida.

 

3. Modo de disponibilização

A maneira como os alimentos e as bebidas serão disponibilizados e servidos também deve ser pensada levando em conta o tipo do evento e público-alvo do mesmo. Considere eventos anteriores e parecidos na hora de produzir seu próximo evento. Dessa maneira, você será capaz de identificar a demanda do público, permitindo que você decida pelo que for melhor.

blog 4

4. Condições de higiene e limpeza

Outro fator de grande relevância é a limpeza de tudo aquilo que estiver ligado aos alimentos e bebidas, para que as condições de higiene não prejudiquem o consumo. Recomenda-se separar bem os alimentos, colocando-os em recipientes devidamente lavados e desinfetados. Além disso, os talheres e utensílios que as pessoas usarão para manusear e ingerir a comida devem estar sempre limpos. É recomendável sempre o uso de recipientes descartáveis. Atenção, pois não só os utensílios devem ter atenção, mas também o ambiente/local onde se serve a comida e bebida também deve ser devidamente limpo e higienizado.

 

5. Condições de armazenamento

O armazenamento dos alimentos e bebidas deve ser feito de acordo com a demanda própria de cada um. Ex: uns precisam de mais refrigeração, outras requerem aquecimento constante, e assim por diante. Lembre-se de que alimentos colocados em locais com temperaturas inapropriadas estão mais suscetíveis ao desenvolvimento de bactérias que podem causar problemas como intoxicação alimentar.

 

6. De olho no preparo

Ao contratar um buffet para um evento, não se esqueça de conferir o as condições de higiene e preparo, visto que o resultado pode ser comprometido quando os alimentos não são preparados de forma cuidadosa. Só recorra ao serviço de fornecedores de alta qualidade, prestando atenção em detalhes como o uso de luvas para lidar com os alimentos, bem como a utilização de tocas e a limpeza do local onde a comida será feita.

blog 4

7. Procedência

Outro fator muito importante é a procedência de cada alimento. Por conta disso, certifique-se de que as frutas utilizadas estarão em condições boas e confira a validade de todos os alimentos e também das bebidas (sim, bebidas também vencem). Atenção especial às refeições à base de ovo, pois estas exigem cuidado em dobro para evitar a transmissão de uma bactéria muito comum, a Salmonella. Além disso, alimentos perecíveis devem ser adquiridos e preparados em um momento próximo do consumo.

aa

8. Dieta saudável

Em geral, é aconselhável optar por um conjunto de alimentos que constitua uma dieta saudável, sem deixar o sabor de lado. Para tanto, evite exageros na oferta de guloseimas e itens muito calóricos. No caso de refeições voltadas para um público bem específico, como crianças ou idosos, é fundamental consultar um nutricionista para ter certeza dos alimentos mais indicados para cada faixa etária.

blog5

9. Divulgação

Também é indispensável que o material de divulgação apresente o tipo de comida que estará disponível em determinado evento. Independente da forma de divulgação, você deve informar o principal para o público, como a forma que ele poderá consumir e o que será fornecido. Assim, as pessoas ficarão mais preparadas para o evento e não se sentirão enganadas caso não encontrem algo que esperavam.

Bom, tomando esses cuidados, seu evento certamente não passará por imprevistos e será um sucesso!

 

Fernanda Soutto Mayor é proprietária da Help Consultoria de Eventos.

 

Anterior

6 motivos para investir dinheiro na divulgação do seu negócio na Internet

Próximo

Formatura – Primeiros passos

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *