Uncategorized

Conheça os diversos tipos de “chás” pré-casamento

O objetivo dos chás, além de possibilitar uma interação com convidados, propondo uma maior proximidade entre eles, ainda são de grande ajuda aos noivos na hora de completar os itens necessários para a nova casa.

Hoje, além do tradicional e já conhecido chá-de-panela, existem também diversos tipos de “chás” todos divertidos e bastante úteis. Conheça alguns tipos e veja qual combina mais com você.

 

1 – Chá de Panela

O clássico e tradicional chá de panela é onde os noivos pedem utensílios domésticos de cozinha como presente. Os principais itens pedidos nesse tipo de chá são: potes plásticos ou de alumínio, ralador de queijo, rodo de pia, espátula, colher de pau, jogo de copos, tábua de carne, etc. O bacana desse tipo de chá é que hoje em dia já se fazem com a presença da noiva e do noivo, o que indica uma interação maior entre os convidados, podendo também convidar os amigos do noivo. Durante o chá é comum fazer brincadeiras com os noivos, como de adivinhar os presentes e pagar prendas, uma espécie de competição entre noivo e noivo. O que torna a festa ainda mais divertida.

 

2 – Chá de Bar

A proposta do chá bar é um pouco diferente, nesse tipo de chá, os noivos organizam uma pequena festa e podem servir algumas comidas típicas de bar, como os diversos tipos de tira-gostos e petiscos. A lista de presente do chá bar vai além dos tradicionais utensílios de cozinha e pode ser um pouco mais ousada. Itens como taças para coquetel, canecas de chopp, espremedor de limão e dosador de bebidas são comuns nesse tipo de lista.

blog 1

3 – Chá de Lingerie

O chá de lingerie é voltado para as mulheres e organizá-lo é uma tarefa divertida. Pode ser preparado pela noiva, ou pelas madrinhas e amigas. Assim a noiva não fica sabendo e tem um chá surpresa. O importante é ousar e caprichar na decoração, usando itens e cores bem femininas, como o rosa, o vermelho e o preto. A lista de presente também varia, é fundamental que seja lingerie, uma vez que o intuito é ganhar itens para apimentar a lua de mel da noiva, como conjuntos de sutiã e calcinha, meia-calça, camisolas de seda, chinelos de quarto e alguns acessórios divertidos. A festa pode ser tradicional ou um pouco mais apimentada, com brincadeiras mais ousadas.

aa

4 – Chá de porquinho ou Chá de cofrinho

O chá de porquinho tem o mesmo conceito do chá de panela, mas no lugar de ganhar presentes para a casa, a pessoa leva um dinheiro e coloca no seu porquinho. A ideia é repassada desde a hora do convite, em geral os noivos já explicam no convite o pedido de contribuição ao invés de presente. Não é estipulado valor e a pessoa contribui com o que pode. É uma boa opção para casais que já moravam juntos antes do casamento e já possuem todos os utensílios domésticos. E o fundo arrecadado no cofrinho já seria uma ajuda para a lua de mel.

 

5 – Chá de banheiro

Este também segue o estilo dos outros chás, porém bem mais específico, pois os presentes são artigos para o banheiro, como saboneteiras, roupões, tapetes, porta-utensílios, espelho, chinelo de pano, toalhas, cremes e sabonetes. É mais comum fazer somente com a presença da noiva e amigas, para que fiquem mais à vontade.O tema do banheiro pode ser usado no convite e também na decoração, que pode ter velas aromáticas, toalhas e mini-sabonetes.

 

6 – Chá de relógio

É a variação mais diferente e criativa dos chás. No chá-de-relógio a noiva ganha presentes para toda a casa. No convite a noiva escolhe um horário diferente para cada convidada, que deve usar a imaginação e escolher o presente, relacionando-o ao horário que ela recebeu.
Exemplo: se a convidada recebeu um convite escrito manhã ou com um horário matutino ela pode dar algo relacionado ao café da manhã, ao quarto ou banheiro. Quem receber um horário da tarde pode escolher presentes relacionados à sala e a noite pode ser algo para o quarto. A tarefa dos convidados é usar a imaginação e levar um presente de acordo com o período. A decoração pode ser feita com diversos relógios espalhados pelo salão, de diferentes tamanhos, tipos e formas. E para as brincadeiras, os noivos devem acertar qual período foi escolhido de acordo com o presente aberto.
7 – Chá de Literatura

Para os amantes da literatura, este chá é bastante útil. É o mesmo formato dos outros tipos de chá, como chá de panela, porém os presentes são livros. É ideal para casais intelectuais que apreciam a boa leitura. Uma boa ideia, para não só os noivos sejam presenteados, é pedir para os convidados levarem também, livros que tem em casa para trocar com as outras pessoas na festa. Assim cada um dá um livro ao casal e também volta com um livro pra casa.

blog 4

8 – Chá de Caldeirão

É ideal para casais que já moram juntos ou já tem todos os itens para cozinha. No chá de caldeirão, os presentes são bebidas e mantimentos que podem encher a despensa, substituindo a primeira compra após o casamento.
As brincadeiras podem ser feitas de acordo com cada alimento, por exemplo: Se foi dado açúcar, os noivos devem falar uma receita com este item e por ai vai. Para a decoração, faça algo com cores bem vivas.

 

9 – Chá Profissional

Este é para aqueles casais que se conheceram no trabalho ou então que amam o que fazem. Os presentes do chá profissional são relacionados ao trabalho ou profissão dos noivos.

blog 2

11- Chá de casa novo

Quando não tem casamento uma boa pedida é o chá da casa nova ou também conhecido open house. Esse chá é pra quando o casal só vai morar junto. Nesse caso é só uma festa descontraída, mas que ainda assim o objetivo é ganhar presentes dos convidados. Quando possível o Open House é feito na “casa nova”, antes de mobiliar, assim todos os amigos já aproveitando para conhecer o lugar.
Estas são apenas algumas ideias de diferentes tipos de chás que podem ser feitos. Você pode escolher o tipo de chá que tem mais a ver com o seu estilo e com o tipo de casamento que você realizará. Uma tendência que tem sido observada ultimamente é a combinação desses eventos, como o Chá de Barnela (Chá Bar + Chá de Panela) e o Chá de Bargerie (Chá Bar + Chá de Lingerie). É uma forma prática de reunir os convidados homens e mulheres, indicada principalmente para quem não tem muito tempo até a cerimônia. Qualquer que seja o evento ou combinação que você escolha, a diversão será garantida!

 

Fernanda Soutto Mayor é proprietária da Help Consultoria de Eventos.

 

Anterior

6 Passos para seu cliente te encontrar na internet

Próximo

6 motivos para investir dinheiro na divulgação do seu negócio na Internet

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *