Dicas

Como planejar as festas de final de ano em casa

FESTA DE NATAL

Tá chegando o natal e com ele muita inspiração, para fazer desta noite realmente uma noite especial. Confira algumas dicas.
O Clima
Todo fim de ano tem uma atmosfera festiva que é natural. E se tem uma pessoa que precisa estar com ela à flor da pele é a anfitriã. Ela deve estar sempre de bom humor e fazer tudo de uma forma muito tranquila, com satisfação e prazer. Permita se o clima de natal contamine você a sua família e o lar onde será feita a celebração.

Convidados

Natal é uma festa que tradicionalmente se comemora com a família. Portanto nessa época, nada de raiva ou rancores, convide e convoque toda a família para celebrar junta essa data especial. O mais importante é o amor e a união para celebrar o nascimento de Jesus.

Presentes

No Natal, rechear a árvore de presentes é tradição. Mas se a família for grande, fica caro comprar presentes para todos. Para não ter problemas e todo mundo ser presenteado, uma ideia é organizar um amigo-secreto. Sempre funciona.

Blog 1

Programação

Principalmente quando há crianças é preciso deixar a programação bem definida, com horário para os convidados chegarem, a ceia ser servida e a troca de presentes acontecer. Normalmente pela tradição, a ceia é servida a meia noite e logo depois acontece a troca de presentes. Mas isso fica a critério de cada família. Há aquelas que preferem por exemplo fazer a troca de presentes no almoço do dia 25/12.

blog 4

Limpeza e manutenção

A sua casa precisa estar impecável antes da festa, mas o diferencial está na manutenção dela durante a comemoração. Comece tirando tudo que não será usado na noite e que pode deixar os espaços mais amplos, como enfeites e mesas de centro. Confira se há cadeiras e louça para todos e, se não houver, não hesite em pedir emprestado para os convidados mais próximos.

 

Decoração

Ela é a grande responsável pelo clima da festa, principalmente no Natal. Não podem faltar árvore, velas, enfeites e adereços natalinos, que dão o clima do natal. Hoje em dia você pode comprar tudo em lojinhas de festas que são bem baratinhas e economizar bastante nesse item, sem deixar de fazer uma bela decoração. Existem até pratos, copos, guardanapos …tudo personalizado no tema natal para deixar a festa ainda mais no clima.

blog

Casando Ideias BH

 

Cardápio de Natal

O menu de natal é sempre recheado de delícias. Entre aquelas que são tradicionais, estão: peru, chester, bacalhau, arroz, farofa, rabanada, salpicão, maionese, frutas secas e panetone. Mas nada impede que faça um cardápio a sua escolha com massas, saladas ou até um churrasco. O importante é o clima de confraternização e alegria.
Já a carta de bebidas pode ter suco e refrigerante para as crianças e, para os adultos, não podem faltar vinho tinto, e cerveja. E pra quem gosta e quer investir em opções mais caras, pode oferecer também um prosseco e whisky. Seja para a ceia ou para o almoço do dia seguinte, é interessante ter todas essas opções para agradar os convidados. Na hora de sobremesa, vale oferecer as especialidades da família e as preferidas dos convidados. Tortas, mousses, bolos e pavês são sempre bem-vindos.

Aperitivos

Tanto antes como depois das ceias, é interessante ter alguns petiscos para os convidados se entreterem. Pode servir queijos, salaminho, pães e patês, mix de amendoins, as tradicionais frutas secas, como as nozes e castanhas e outros itens do seu gosto.

Douros Buffet E Eventos

Douros Buffet E Eventos

Música

A música é importante em todo tipo de festa e celebração. No natal, faça uma playlist diversificada, com estilos variados e claro, do gosto de todos. E também inclua entre uma música e outra, algumas canções natalinas para reforçar o clima de natal.

blog

Enio Bretas – Tecladista/Cantor

Divisão de tarefas

Sim, são muitos detalhes para se tomar conta. Por isso, você pode pedir uma ajudinha aos convidados, ainda mais que são todos ou quase todos da família. Não tenha receio de dividir o cardápio com eles e pedir que tragam um prato cada. E se você for anfitriã novamente no almoço do dia seguinte, é importante ter a ajuda de todos, inclusive para dar uma arrumada rápida no final da festa para que, na segunda rodada, esteja tudo em ordem.
Bom, é isso aí! Com essas dicas, o natal será perfeito.
Continue de olho, na semana que vem dicas para entreter a criançada no natal. Dicas de filmes, músicas, presentes e brincadeiras.

 

Fernanda Soutto Mayor é proprietária da Help Consultoria de Eventos.

Anterior

Como planejar as festas de fim de ano em sua empresa

Próximo

Entretendo as crianças no Natal

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *