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Planejamento Estratégico para 2017

Todo inicio de ano, temos muitas coisas para preocupar, pagar e planejar. São diversos impostos, início de aulas e cursos, planos pessoas, promessas de mudança de hábitos, dietas, programação de viagens e outras coisas. E pensando em tudo isso, porque não planejar também o ano que deseja ter na sua empresa. Traçar metas e objetivos, avaliar os erros e acertos do ano anterior, ver o que pode ser melhorado ou feito de maneira diferente. Avaliar custos, investimentos,estratégias de crescimento e estipular etapas e prazos para cumprir.

E você sabe por onde começar o planejamento estratégico da sua empresa?

Veja algumas dicas e um passo a passo para realizar um bom planejamento estratégico.

Para todo empreendedor que deseja crescer, um dos primeiros passos é entender como iniciar algo que proporcione boas chances de sucesso ao negócio. Como o próprio significado da palavra indica, planejar estratégias é uma arte que requer eficiência, informações adequadas e conhecimento de mercado, para que as decisões tomadas estejam bem casadas com a visão de futuro da empresa.

É aconselhável, para todas as situações, que o plano esteja traçado no papel antes que seja colocado em ação. Portanto, o inicio de todo planejamento estratégico passa promover e talvez reforçar algumas definições simples:

  • Quem somos? Qual a nossa missão? Qual a relevância do nosso negócio para o mercado? Afinal, aonde queremos chegar?
  • Quais os setores envolvidos nesse planejamento? Quem deve ter participação importante nas análises que traçarão os caminhos da empresa?
  • Definidos os papeis de cada um, é o momento de ter em mãos o máximo de informações que lhe darão uma visão mais completa do mercado no seu segmento. Saiba de tudo que se refere à análise de mercado, crescimento e desenvolvimento de funcionários, concorrentes, áreaspara explorar e inovar.

Acabaram-se os anos em que o que importava era bater o concorrente com gastos milionários em campanhas publicitárias. Hoje, quem não realizar um planejamento bemdirecionado ao objetivo da empresa estará atrasado.

É preciso inovar, ousar e fazer diferente da concorrência, pra sair á frente dos concorrentes, no mercado competitivo que vivemos. E para isto, são fundamentais planejar com antecedência as estratégias para mensurar qualquer investimento ou ação relacionada à sua empresa, em quantidade e qualidade.

Mas o mais importante é que ela deve estar diretamente relacionada aos planos de estratégia. Não adianta ter números e mais números, bons ou ruins, se esses números não estiverem dando respostas conclusivas para a gestão do negócio, se estamos ou não estamos chegando mais perto dos nossos grandes objetivos. Portanto, métricas de sucesso são aquelas em que os resultados serão um termômetro para saber se os objetivos da empresa estão sendo alcançados.

Colocando em prática

Após traçada às metas é preciso começar a coloca-las em prática. Sair do papel e ir para a realidade pode muitas vezes ser um tema complicado para o empreendedor. Portanto, a primeira coisa que devemos levar em consideração na parte da execução é analisar como fazemos o que fazemos. Ou seja, qual é a forma como conduzimos o processo de pessoas/equipe, a estratégia e nossos planos operacionais. Quanto mais organizada e bem feita for essa execução, mais poderemos medir o nível de amadurecimento e crescimento de uma empresa.

Contudo, a prática está diretamente relacionada à seriedade e disciplina de toda a equipe na organização. Veja alguns pontos a que devemos nos atentar:

  • A sincronia dos processos de gestão pessoas, estratégia e rotina são essenciais para uma boa execução;
  • Divisão de funções, atribuições e responsabilidades são partes importantes para alcançarmos os objetivos com organização;
  • Avaliação dos fornecedores atuais, novas cotações com novos fornecedores;
  • Não devemos dar passos maiores do que podemos. Planos maiores que nossa capacidade geram frustração, pois, plano bom é aquele conseguimos implantar estando dentro da realidade;
  • Se quisermos uma execução boa, devemos saber premiar e incentivar as pessoas envolvidas nessa evolução;
  • Estar aberto a novas realidades, saber a hora de mudar e abrir mão de algo com flexibilidade e sabedoria, será um bom controle de qualidade dos seus planos estratégicos.

Um planejamento estratégico completo requer muito mais esforço e dedicação do que normalmente imaginamos, mas se feito com qualidade, formarão o caminho das pedras para a conquista de todos os seus objetivos. Empresas que colocam com eficiência todos os seus planos e práticas, são as que abandonam estratégias equivocadas com facilidade traçando novos rumos, aproveitando boas oportunidades, formando grandes líderes e criando resultados mais sustentáveis e lucrativos.

Bom, agora já sabe o que fazer, então é hora de planejar o que quer para a sua empresa em 2017! Mãos a obra e sucesso!

Fernanda Soutto Mayor, proprietária da Help Consultoria de Eventos.

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