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Os benefícios dos eventos corporativos

Os eventos empresariais ou corporativos, são uma importante ferramenta de divulgação e marketing que deve ser adotada pelas empresas, porém, muitas ainda não acreditam no seu real potencial. Portanto seguem alguns benefícios os eventos corporativos podem gerar:

1) Eventos chamam a atenção. E isso pode promover mudanças positivas dentro da empresa, independentemente de a atenção conquistada ter sido apenas interna, abrangente aos clientes, parceiros e fornecedores ou ainda da imprensa. Em menor ou maior grau, essa atenção tende a trazer resultados positivos. Você pode conquistar uma equipe mais motivada, ganhar novos fãs ou até mesmo ampliar sua visibilidade por conta disso.
2) Eventos são ótimos para estreitar relacionamento com quem faz sua empresa seguir firme adiante. E ao se aproximar de clientes, parceiros, fornecedores você fortalece sua rede de relacionamento e, com isso, potencializa suas chances de negócios e ganha novas possibilidades de prospecção.
3) Eventos sacodem o ambiente interno e melhoram o nível de motivação e engajamento dos profissionais. E profissionais motivados e engajados rendem mais.
4) Eventos funcionam como ferramenta de apoio ao processo de marketing, o que resulta em mais vendas, aumento da visibilidade e aproximação dos funcionários da organização.
5) Eventos posicionam empresas. E empresas bem posicionadas se fortalecem em seu mercado de atuação.

Aí, convencidos de que vale a pena investir em um evento?
Os tipos de eventos corporativos

Conheça os principais tipos de eventos corporativos:

  • Congresso
    É um conjunto de várias sessões de trabalho previamente definidas. Geralmente restrito a grupos associativos, categorias de profissionais ou linhas acadêmicas. Os congressos têm por objetivo de apresentar e debater assuntos de interesse específico de um segmento. Em um único congresso, pode-se ter, simultaneamente ou sequencial, palestras, conferências, mesa-redondas, debates e seminários. Um congresso também pode ser acompanhado de feiras voltadas para o público presente.
  • Conferência
    É a exposição feita por uma autoridade em um determinado assunto para um grande número de pessoas. Conta com a presença de um presidente de mesa para condução da apresentação, segue uma linha mais formal que uma palestra. Na conferência, perguntas são feitas somente por escrito e devidamente identificadas ao término da apresentação.
  • Convenção
    Reunião de profissionais de uma mesma empresa ou profissionais equivalentes de empresas diferentes. Convenções podem ser de diversos tipos: vendas, lançamento de produto, congraçamento e comemorações. Debate Discussão entre dois oradores, comprometidos a defender um ponto de vista em torno de determinado assunto, o público interage somente com aplausos ou protestos não-formais.
  • Fórum
    É uma reunião baseada na busca da participação intensa da platéia, preferencialmente formada por um grande número de pessoas. Um coordenador dá o tema de interesse geral e busca a opinião da platéia. Ocorre um debate livre até que conclusões possam ser obtidas.
  • Mesa redonda
    Reunião com um tempo específico para o questionamento pelos especialistas convidados das teses apresentadas pelos colegas. Há ampla discussão antes mesmo da participação da audiência.
  • Painel
    Reunião questionadora, que se resume para um grande grupo o teor de apresentações feitas por um grupo menor, ficando este disposto de preferência em mesa de semicírculo com o presidente ao centro. Há ampla discussão e, geralmente, discussões polêmicas.
  • Palestra
    É o método de discussão mais comum. Apresenta-se questões sobre um assunto e na sequência inicia-se perguntas e debates com a platéia buscando conclusões. Pode ter como complemento demonstrações ou exercícios de laboratório.
  • Simpósio
    É uma reunião de especialistas de renome, sob a direção de um moderador, para apresentação de tema científico à um público específico. Os especialistas desenvolvem partes de um mesmo tema, e posteriormente entre si desenvolvem uma fase de debate. O coordenador do simpósio apresenta os especialistas e introduz os tópicos de cada assunto. O público participa somente no final, com perguntas escritas e identificadas, de caráter complementar, sem teor de polêmica.
  • Seminário
    É uma sequência de atividades para desenvolver capacidades, conhecimento e aprendizagem por meio de instrutores especializados. O objetivo é somar informações e experiências, sem a necessidade de chegar a conclusões ou resultados. Um seminário pode durar um dia ou até várias semanas.
  • Brainstorming
    Realiza-se através da estimulação livre do mente dos participantes para estimular a ideias com vista à solução de problemas. Grupos de pessoas são orientadas a emitir ideias sobre uma questão, que vão sendo trocadas e aperfeiçoadas sem juízo prévio de valor.
  • Viram que eventos empresariais são excelentes oportunidades de integrar funcionários, clientes e fornecedores, apresentar novidades, etc. Porém, organizar um evento não é fácil! Justamente por isso, a organização é primordial e importante. Segue um pequeno passo a passo que vai colaborar para que seu evento seja um sucesso.

 

PRIMEIRA ETAPA: pré-produção

A pré-produção é a mais trabalhosa na gestão de um evento corporativo e passa pelas seguintes etapas:
• Estabelecer os objetivos do evento;
• Formar uma equipe de profissionais qualificados;
• Definir data, local e formato levando em consideração perfil do público e da empresa;
• Escolherparceiros e fornecedores;
• Definir o conteúdo programático do evento e os interlocutores e participantes,
• Preparar o material gráfico (convite, banners, folhetos, certificados, etc.);
• Pensar nas estratégias de divulgação; captação dos convidados ou comercialização
• Definir o tipo de alimentação adequado ao período do evento, ao local e à temperatura e não se esqueça de providenciar água e café para os convidados suficientes para todo o evento.
Imprevistos podem acontecer, mas com um planejamento bem feito é muito mais fácil contorná-los.
SEGUNDA ETAPA: produção

O dia do evento é tão trabalhoso quanto o planejamento. A atenção deve estar na conferência dos itens estabelecidos durante o planejamento. A equipe precisa estar em sintonia. Ao longo do dia (ou dos dias), o gestor do evento deve estar atento a todos os detalhes, para manter a ordem e a satisfação de todos.Com tudo em seu devido lugar e funcionando bem, cabe a você e aos seus convidados aproveitar o evento da melhor maneira possível. E o melhor, sem preocupações desnecessárias.

 

TERCEIRA ETAPA: pós-evento

O trabalho continua com o fim do evento. Cabe a você entregar aos participantes pesquisas de avaliação, (para medir a satisfação e poder entender o que funcionou e o que não funcionou – e assim ter em mãos informações úteis para o planejamento do próximo evento), certificados, materiais complementares, etc.Isso tudo ajudará na mensuração dos resultados!
Com esse pequeno passo a passo você se tornará capaz de pensar e concretizar um evento de qualidade e que arranque elogios dos convidados. Sucesso!

 

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By: Fernanda Soutto Mayor é proprietária da Help Consultoria de Eventos.

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