CasamentoDicas

Noivar ou não, eis a questão!

O noivado é um tipo de compromisso antes do casamento. Mas para que seja realizado é importante ter certeza deste compromisso.Casais que já namoram há algum tempo e sentem que realmente se amam, naturalmente fazem planos para uma vida futura a dois, como já começam a fazer planos para o casamento à dúvida que surge é se devem ou não noivar.

Geralmente o noivado é o primeiro passo para o casamento, significa que o relacionamento é mais sério que um simples namoro e a decisão de noivar ou não é uma questão de escolha, não havendo necessidade, nem regras para isso. Nos anos sessenta os casais noivavam por imposição da família e da sociedade, já nas décadas de setenta, oitenta e noventa o noivado foi sendo abolido pelos casais que começaram a perceber que casar já era mais que suficiente e hoje muitos optam pela liberdade das relações afetivas, não se casando, portanto muitos casais desconsideram o noivado assim como o formalismo de uma cerimônia religiosa, embora outros ainda mantenham a tradição, fazendo questão de comemorar ao lado de amigos e familiares um pedido de “noivado”.
Para alguns terapeutas, o noivado é muito importante para que os casais não caiam no radicalismo das vivências afetivas atuais, no radicalismo das novas gerações que perdem cada vez mais a noção de compromisso e relacionamento, pois hoje muitos não conseguem definir o “ficar” do “namorar” e até que ponto esse namoro é sério, para isso nada melhor que resgatar as velhas simbologias, resgatando as etapas de um relacionamento sério e estabelecendo limites para cada fase.

Porém antes de qualquer decisão é importante que os dois estejam certos da escolha que farão, não havendo nenhuma dúvida em relação ao sentimento um do outro, se uma das partes estiver mais apaixonada que a outra ou se houver pressão para que o noivado ou casamento aconteça certamente de nada valerá noivar, o noivado deve ser um desejo de ambos em dar um passo a mais em direção ao casamento.

 
Para os que já têm essa certeza e querem festejar a ocasião, aí vão algumas dicas:

– A comemoração não precisa ser sofisticada ao extremo, importante convidar pessoas que realmente lhe são próximas, consideradas essenciais, a troca das alianças pode ocorrer antes ou durante a festa, ficando a critério do casal quanto ao melhor momento, os pais do casal são imprescindíveis na festa, já que essa comemoração servirá como um treino para a união das famílias que acontecerá em breve. Importante ressaltar que um noivado não é garantia de que o casamento realmente acontecerá, trocar alianças é apenas uma etapa que não lhe dará certeza, nem garantia de nada. Embora não apresente garantias, é um bom motivo para festejar, pois quando estamos amando, tudo fica mais florido e alegre. Vejam algumas opções dessa comemoração:

 

Noivado íntimo:

Normalmente é oferecido pela família da noiva, na casa dos pais da noiva (isso não é uma regra, mas é a grande maioria). Envolve apenas os pais, os avós, os tios e podem ter também os primos. Não precisa ser formal, mas é bacana indicar aos convidados o estilo da comemoração. Por exemplo, o meu foi neste perfil, mas eu fiz questão que os homens fossem todos de terno e gravata. Se a família for bem católica e tiver um padre amigo, acho bacana convidá-lo para abençoar o casal a as alianças.

Pode ser um jantar ou um almoço ao ar livre, não é necessário contratar um buffet, se a pessoa que trabalha na sua casa for uma mestre cuca, nada mais incrível do que ela preparar os quitutes do seu noivado.

Se você não tiver nenhum tio que fotografe muito bem, vale a pena o investimento em um fotografo. São fotos que você vai amar ver depois!

 

Noivado íntimo + festa:

Existem algumas famílias animadíssimas (adoro) e já querem celebrar o noivado como se não houvesse o amanhã!
Um formato que também acontece bastante é no primeiro horário chegam apenas os pais, os avos e irmãos, um padre abençoa o casal, o noivo pede a noiva em casamento oficialmente ao seu pai – adoro quando é tudo como antigamente, bem romântico – e depois os amigos chegam e a festa corre madrugada adentro! É um formato super bacana e animado, o duro é que tem uns noivados tão incríveis que depois fica difícil superar no casamento!

 

Presentes:

Muita gente tem duvidas do que presentear no noivado, não tem erro foque no enxoval que o casal provavelmente esta começando a montar ou em algum item charmoso para a casa!Quer saber uma dica que é um charme: um jogo de toalhas com o nome do casal bordado, super charmoso e mostra uma super atenção para com eles!

Mas o ponto aqui é que não tem regra! Mas acho bacana deixar a data registrada, pode ser um bolinho com espumante em um final de tarde no domingo, com a troca das alianças e uma foto para marcar o momento!

E depois disso é se organizar para começar os preparativos do grande dia!

 

Acesse o site o BH EVENTOS  e confira os melhores fornecedores para eventos de BH.

By: Fernanda Soutto Mayor é proprietária da Help Consultoria de Eventos.

Anterior

Dicas para não errar na contratação de fornecedores para o seu evento

Próximo

Os benefícios dos eventos corporativos

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>