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Funções do cerimonial durante a cerimônia do casamento e recepção

A cerimônia de casamento envolve rituais que ficarão a cargo do cerimonial, cujo objetivo é proporcionar tranquilidade e atender às expectativas dos noivos, quanto ao evento idealizado pelos mesmos. Para tal, deverão ser contratados profissionais para desempenhar as funções a serem executadas pela equipe: coordenador, supervisor e recepcionistas. As tarefas abaixo serão distribuídas entre estes prestadores de serviço, de acordo com o porte do evento e o recepcionista deverá estar preparado para desenvolver seu papel com excelência. É imprescindível seguir roteiro programado pelo cerimonial, que foi previamente estabelecido pelos noivos e auxiliar a equipe nos possíveis imprevistos.

 

CERIMÔNIA RELIGIOSA

Antes da Cerimônia

– Conferir os serviços de decoração, sonoplastia, fotografia e outros, assegurando a presença de todos. O cerimonial deverá possuir uma relação com dados deste pessoal.
– Pegar com o sacristão as folhas de assinatura dos padrinhos
– Prestar atendimento à noiva antes de sua entrada.
– Colocar flor na lapela do noivo e dos padrinhos.
– Organizar a fila de padrinhos.
– Colher assinatura dos padrinhos na fila de entrada.

 

Durante a cerimônia

– Orientar ao cortejo quanto aos bancos reservado para os mesmos.
– Coordenar a entrada do noivo, do cortejo, dos pajens e da noiva.
– Cuidar para que a noiva entregue o buquê no altar, para a pessoa designada.
– Cuidar dos pajens e damas próximas ao altar.
– Ficar próximo ao altar por conta dos noivos.
– Cuidar da arrumação de vestido e véu da noiva, no altar.
– Organizar o cortejo de saída.
– Distribuir convites nos bancos, se for o caso.

 

Após a cerimônia

– Distribuir os convites da recepção na saída dos convidados.
– Auxiliar os noivos na entrada do carro.

 

RECEPÇÃO

Antes da recepção

– Colocar reservados nas mesas, de acordo com o roteiro.
– Conferir o bufê e verificar a presença de todos os prestadores de serviço.

 

Durante a Recepção

– Ficar na entrada do local, recepcionando os convidados.
– Dar suporte na entrada dos noivos.
– Convocar todos os padrinhos para a entrada com os noivos.
– Ficar à disposição dos noivos.
– Entregar DVD dos noivos para o DJ, se necessário.
– Auxiliar a noiva na retirada do véu e troca de roupa, se necessário.
– Solicitar ao bufê, lanche dos noivos e dar apoio aos mesmos, neste momento.
– Organizar os penduricalhos para serem distribuídos aos convidados.
– Distribuir os penduricalhos aos convidados.
– Entregar aos noivos acessórios especiais, quando separados para os mesmos.
– Dar suporte aos noivos no momento das fotos, do corte simbólico do bolo e brindes.
– Solicitar ao bufê, bebidas e taças de champanhe, para os brindes.
– Solicitar espátula para o corte do bolo.
– Dar suporte na valsa, verificando música e outros.
– Dar suporte na hora de jogar o bouquet.
– Entregar lembrancinhas aos padrinhos.

 

Após a recepção

– Entregar lembrancinhas aos convidados na saída.
– Providenciar embalagens com salgados e doces para noivos.
– Colocar no carro designado, presentes e outros.

 

Por: Luiza Miranda

Promotora de Eventos, Cerimonialista e autora do livro: Negócios e Festas – Cerimonial e Etiqueta em Eventos

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