Uncategorized

Faça um Natal Diferente

 

Falamos de muitas dicas para esse natal. Dicas de decoração, pratos típicos, trajes, brincadeiras e presentes. Porém, tudo dentro do modo tradicional de encarar as festas natalinas. Há anos e anos e anos, fazemos a mesma coisa nessa época, com os mesmos costumes e tradições. E porque não fazer um natal diferente? Porque não quebrar um pouco as regras, sair do tradicional e fazer algo inusitado, original e que não seja cumprir passo a passo o costumeiro rito natalino? Acho que vale tentar, vamos lá com algumas sugestões:

Decoração

Estamos em um ano de crise, onde a grande maioria das famílias não tem dinheiro pra ostentar e investir em novas árvores de natal, enfeites fabulosos, bolinhas de todas as cores, modelos e tipos e papai noel que canta, que fala e até anda … e no final, pra que, fazemos tudo isso? Pra mostrar pra quem? Pra ter a decoração mais bonita que a do vizinho? Pura bobagem, o importante mesmo é estar em paz com seus e criar um ambiente de harmonia para a noite natalina. Uma dica já que estamos em um momento onde é preciso ressaltar cada vez mais a importância da sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente, porque não decorar a sua casa e fazer a sua árvore de natal e todos os enfeites com material reciclado? O que viraria lixo, pode virar lindos enfeites. Por exemplo: uma caixa de leite, pode virar o corpo de um papai noel, tampinhas de garrafa pet, podem virar guirlandas, pode se fazer uma árvore com um galho seco de que caiu no quintal … é só abusar da criatividade e de todo material reciclável que houver ao seu redor. Além de construir uma decoração sustentável, você economiza, reaproveita o que viraria lixo e ainda ensina aos filhos e familiares, que nem tudo precisa ser feito gastando dinheiro. Tenho certeza que fará uma linda decoração de natal.

Trajes

Quem disse que é preciso ter uma roupa nova pra passar a noite de natal? Quem disse que é preciso estar no salto alto, linda e toda maquiada? Basta apenas que se sinta bem e esteja de coração aberto para compartilhar com os seus a alegria desta data. Vale usar um short, um vestido soltinho, rasteirinhas e até chinelos. Se vista como se sentir melhor e mais confortável. Você tem que estar bonito é pra você mesmo. E a beleza mais bonita é a que vem de dentro do coração e reflete no seu mais belo sorriso.

A comida

Chega de comer peru assado, farofa e arroz com passas em todo natal. A única variação, é do peru pro chester, tender ou pernil. Bobagem pura essa tradição que nem brasileira é. A tradição das ceias natalinas e deste cardápio específico, surgiu nos Estados Unidos, há muitos e muitos anos atrás e seguimos até hoje, como um ritual que não pode ser quebrado. Não tem nada disso. Coma o que quiser e estiver com vontade. Porque não uma bela feijoada no natal? Ou aquele churrasquinho no dia 25? Ou pra quem gosta um rodízio de comida japonesa ou uma noite de massas … enfim, não precisa existir regras. Pode-se e deve-se quebrar esse costume tão tradicional e antigo. Não tem problema algum. O que não pode é uma família passar a vida inteira, comendo as mesmas coisas neste dia, sem nem parar pra pensar se realmente gostam ou querem este tipo de comida. Sintam-se a vontade para alterar esse cardápio, de acordo com o gosto dos seus convidados. Experimente fazer diferente. Acredito, que assim como eu, tem muita gente que não gosta dessa comida seca de natal e que vai adorar a mudança no cardápio.

A bebida

O que beber também fica à critério de cada um. Beba o que gosta. É claro que é uma data festiva, de confraternização, agradecimentos e celebrações, portanto é comum um brinde com vinho ou espumante. Mas não deixe de fora a cervejinha ou até outras bebidas de sua preferência. Não se prenda a tradição.

aa

A ceia

Não precisa ser exatamente meia noite. Outra tradição que pode ser quebrada sem nenhum problema. Canso de ver famílias com idosos e crianças que cochilam no sofá esperando a hora da ceia. Uma covardia, tadinhos.  Não se prenda a isso, nada vai mudar se comerem às 20h, ás 22h, a meia noite ou às 02h da manhã. Sirva a comida e deixe as pessoas a vontade para comerem a hora que quiserem. E pense nas crianças, faça um cardápio mais a cara delas. Criança não curte peru, com farofa e arroz com passas, e nem gosta de nozes e castanhas de tira gosto e rabanada de sobremesa. Lembrem-se deles, faça coisinhas gostosas que eles gostem, como uns salgadinhos, ou mini-pizza, mini sanduichinhos, batata frita, enfim, use a criatividade.

Os presentes

Estamos enfrentando uma crise financeira danada, num país, com recentes catástrofes e pessoas passando por muitas dificuldades. Por mais que a gente  goste de presentear nossos familiares e amigos nessa época, porque não repensar se é mesmo necessário esse ato num momento de crise. Opte por dar apenas lembrancinhas mais simples e baratas, ou até mesmo não dar nada. Não tem que dar, não é obrigação. Conheço muita gente, que gasta até o que não tem nessa época e faz dívidas pro outro ano inteiro. Pra que? Outra grande bobagem? Talvez, a melhor forma de demonstrar seu carinho e amor por sua família e amigos, é com uma abraço verdadeiro, um perdão vindo do coração, uma cartinha, ou simplesmente um sorriso e a sua atenção. Muitas vezes a presença é mais necessária e importante que um presente. O valor de um sentimento, não está nas coisas que podemos comprar.

Blog 2

 

O amigo oculto

Uma ideia legal é fazer uma troca de mensagens. As vezes você passa a vida inteira ao lado daquela pessoa, mas nunca lhe disse o quanto a acha especial, o quanto é importante na sua vida. Como sua presença é fundamental. Aproveite para agradecer, para elogiar, para ficar mais próximo. Com certeza, uma atitude assim, vai alegrar o coração, muito mais do que um presente.

Outra ideia é um amigo oculto solidário. Ao invés de se darem presentes, porque não arrecadarem presentes para doar a um asilo de idosos ou um orfanato de crianças carentes. Possibilitando um sorriso no rosto de quem talvez nunca teve um natal ou ganhou um presente, com toda certeza vai fazer o seu natal muito mais feliz.

 

A trilha sonora

Não é porque é natal, que temos que ouvir as canções natalinas a noite toda, não é mesmo? Tudo bem um single pra entrar no clima. Mas ninguém aguenta passar a noite toda ao som de “Jingle Bell” ou “Noite Feliz”. Inove, faça uma play list de acordo com seu gosto musical e de seus anfitriões. Não se esquecendo também das crianças. O importante é proporcionar um ambiente agradável e divertido.

Enfim, como vocês viram, existem diversas formas de fazer um natal divertido e diferente. Mude, reinvente, ouse, seja criativo e  faça do seu jeito. Pois a única coisa que não pode mudar no Natal é o seu real motivo e sua importância. Jamais esqueça que o Natal é comemorado, porque é o nascimento de Jesus. E que celebrando sob esse motivo, que todas as famílias se reúnam em paz, alegria, harmonia, fraternidade e muito amor. O resto …. o resto pode sim mudar!

 

Fernanda Soutto Mayor é proprietária da Help Consultoria de Eventos.

Anterior

Entretendo as crianças no Natal

Próximo

Tendências e Novidades para Festas de 15 anos

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>