Uncategorized

Dicas para a festa de final de ano na empresa

Vai chegando o final do ano e já é tradição nas empresas, fazerem uma confraternização com os funcionários para comemorar e brindar o ano que passou. É um momento de descontração e união da equipe, fora do ambiente de trabalho.

Hoje daremos algumas dicas para organizar este tipo de festa, que apesar de simples, requer muito cuidado:

 

A Organização

Determine uma pessoa ou uma equipe que ficará responsável pelos detalhes. O ideal é contratar uma empresa/profissional terceirizada para esse tipo de tarefa. Eventos podem ser bastante complicados e pode ser que sua equipe não tenha experiência para isso e nem tempo para se dedicar a preparação.

Levante todos os pontos principais: verba, número de pessoas, tipo de comida, atividades, amigo secreto, brindes, premiações, local, bebidas, música, horário, decoração,  etc. A partir destes dados crie o cronograma e um checklist.

Local

A escolha do local irá depender muito da quantidade de pessoas. Se for um número pequeno, escolha um salão com infraestrutura (espaço para circulação, cozinha, banheiros, microfone, telão), se for uma empresa grande escolha um salão maior ou até mesmo uma sede campestre (que possua  infraestrutura para as atividades planejadas).

É bem interessante “sair do escritório”, se for possível. Um acontecimento importante como esse requer um local especial para sair da rotina! Não precisa ser um local muito caro, muitas vezes pode ser até um restaurante ou um bar que feche para eventos. Vale a pena pesquisar!

 

Número de pessoas e convite

Decida se a festa será apenas para colaboradores, se incluirá as famílias ou ainda se é aberta para clientes, fornecedores e parceiros. Depois de definido, faça um convite. Pode ser impresso ou virtual, mas pense que convites impressos funcionam melhor com o público “de fora”: clientes, fornecedores e parceiros. Reforce a importância da presença de todos e peça a confirmação. Depois, calcule uma margem de 10% para mais e trabalhe com esse número. Mesmo sempre tendo uma “quebra”, é melhor sobrar do que faltar.

É importante colocar no convite todas as informações do evento, informar se é aberto para a família e outros convidados e ainda esclarecer caso esteja planejando alguma atividade diferente.

Sobre abrir ou não o evento para a família: esse é um dilema enfrentado por muitas empresas e, por vezes, faz com que alguns funcionários não participem da festa por não poderem levar suas famílias. Mas a empresa precisa levar em consideração a verba disponível pra isso. Pois incluir os familiares, implica em um aumento considerável no custo da festa.

 

 

Alimentação e bebidas

Tudo dependerá da verba, claro. O melhor é optar por coquetel, por ser prático de servir e de calcular. Uma empresa ou profissional especializado ajuda a definir a melhor solução para seu caso e calcula as quantidades certas.

Calcule em média 15 salgados por pessoa, docinhos em média 6 por pessoa, pratos em média 300 gramas por pessoa. Já para as bebidas, inicie com bebidas sem álcool, refrigerantes, sucos e coquetéis de frutas (evita que as pessoas que não tenham comido nada se alcoolizem). Alguns números:

  • 1 garrafa de vinho ou Champanhe serve três pessoas
  • 1 garrafa de whisky serve 20 pessoas
  • 1 garrafa de cerveja 600 ml serve 1 pessoa

Mais dicas de como calcular comida e bebida para festas aqui.

Decoração

Deixe o local mais aconchegante e bonito, abuse da criatividade. (leia aqui , algumas dicas de como  organizar uma festa com muita criatividade)

Atividades

Pense em atividades, principalmente se a festa for em locais maiores e com estrutura pra isso. Em sedes campestres por exemplo, possuem cronogramas de atividades muito legais, escaladas, passeios ecológicos, piscina, jogos pitbool, gincanas, sinucas, etc.

 

Premiações/ brindes

A empresa pode premiar ou dar brindes aos seus funcionários, ou até mesmo fazer sorteios se não tiver brindes para todos. Uma boa dica é pedir brindes aos fornecedores da empresa.

Uma boa ideia também, que deixará o funcionário muito lisonjeado e feliz, se sentindo reconhecido é fazer uma premiação por categoria:

  • Melhor atendente
  • Melhor Vendedor
  • Profissional destaque
  • Melhor Gerente
  • Gerente Destaque
  • Reconhecimento da Equipe
  • Reconhecimento dos Clientes (Peça para os clientes votarem nos funcionários).

Amigo secreto:

Existem diversos tipos de amigo secreto, mas o ideal é o que não haja constrangimento, tanto para quem dá tanto para quem recebe.

Dicas:

  • Estipule o valor
  • Uma ideia é o presente único,você compra um presente unissex dentro do valor estipulado, e na hora de presentear você sorteia o nome do amigo.
  • Fuja de presentes que seriam muito pessoais (perfumes, roupas, roupas íntimas, qualquer coisa que possa trazer constrangimento)

Gafes:

Saiba que a festa é a extensão na empresa, haverá o dia depois, então evite certas atitudes:

  • Não exagere na bebida
  • Vista-se de maneira apropriada
  • Não seja vulgar e inconveniente
  • Não saia flertando com todos(as)
  • Não coma  como se fosse sua última refeição
  • Dance, se divirta, mas nada de subir em mesas ou coisas toscas, você estará sendo observado ou pior filmado, aí já sabe “É REDE”
  • Não fique falando somente sobre trabalho (você terá o ano todo para isto)
  • Não tente ser amigo íntimo do chefe, pega mal!

Obs.: Se você cometeu alguma gafe, desculpe-se de maneira formal.

 

Lembrando que você encontra todos os fornecedores para a sua festa no site do BH Eventos, confira no nosso catálogo 

 

Divirtam-se e estabeleçam relacionamentos saudáveis e fortes.

 

Matéria: Fernanda Soutto Mayor, proprietária da Help Consultoria de Eventos.

BOAS FESTAS!

 

Anterior

Ousadia e Criatividade como diferencial na sua festa

Próximo

A magia das festas de Natal

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>