Uncategorized

Conheça o”Mini wedding”, uma opção charmosa para quem deseja um casamento intimista

Subir ao altar e oficializar a união é o sonho de muitos casais, mas nem sempre essa vontade inclui uma superprodução com muitos convidados. Para quem não vê o casamento como um megaevento ou para quem não pretende ou não pode gastar o valor que uma comemoração para centenas de convidados demanda, há um tipo de cerimônia que vem tornando-se tendência: o “mini wedding”.

O que é?

Com no máximo 100 convidados e valorizando a intimidade de um momento tão especial, o “mini wedding” vem conquistando espaço no mercado de casamentos. Os noivos conseguem aproveitar a companhia de cada convidado, vivenciar aquele momento com pessoas que realmente foram importantes para a vida do casal e merecem estar ali.
A procura pelo “mini wedding” vem crescendo nos últimos anos. Segundo ela, os noivos cada vez mais querem fazer do grande dia um momento emocionante a ser compartilhado com os mais próximos e não com “os conhecidos dos pais”.
Outro diferencial do mini casamento é a facilidade em personalizar detalhes da cerimônia, inclusive o local. É bem mais fácil acomodar poucos convidados em locais inusitados como museus, jardins, residências, hotéis e restaurantes. A experiência proporcionada pelo local diferenciado é um atrativo.
Um fator relevante é poder personalizar o casamento com o gosto e preferência dos noivos em cada detalhe. É importante poder acompanhar a história de um casal, de ver nos olhos deles os desejos, os anseios, as dificuldades, os risos, os choros fazem com que toda cerimônia seja especial, é muito bacana ver o casamento e notar os diferentes traços de personalidade na cerimônia e na festa e dizer: ‘Nossa isso é a cara deles’.

 

Eventos Sustentáveis: tendências para o ano de 2015.

 

 

Quanto custa?

Por ser uma cerimônia personalizada para no máximo 100 convidados, o orçamento de um “mini wedding” em comparação a um casamento convencional acaba geralmente sendo menor. Tendo em vista que normalmente os buffets cobram por pessoa, logicamente quanto mais convidados mais caro fica para os noivos.
Porém, não é porque o número de convidados é menor, que o custo será necessariamente mais barato, pois existe nesse caso, uma preocupação maior com cada detalhe, inclusive a personalização de cada ítem, e isso gera custos. Investimento em decoração, local diferente e ousado, mobiliário e outros itens podem encarecer o orçamento. Mas muitos casais optam por fazer casamentos mais restritos e manter esse elevado padrão de qualidade, que não poderiam manter caso fizessem uma festa grande. Nesses casos, gasta-se o equivalente a um casamento grande, porém mantêm-se todos os pontos ‘luxuosos’ que os noivos fazem questão de ter.
O “mini wedding” é uma opção para quem quer fazer uma cerimônia chique. É uma tendência para aquelas pessoas que têm muito bom gosto e sabem investir bem o seu dinheiro. Porque às vezes é melhor fazer uma cerimônia perfeita, com tudo do bom e do melhor, com profissionais e fornecedores de primeira linha para 100 pessoas, do que uma cerimônia que deixa a desejar para 500.

Casando Ideias BH

Casando Ideias BH

Principais diferenças

Podemos pontuar como principais diferenças:

– São casamentos intimistas, dessa forma os noivos conseguem dar atenção conversar, compartilhar momentos reais com os convidados e se divertirem de uma forma mais descontraída.
– O projeto de decoração é sempre muito acolhedor pelo fato do local ser menor. – São casamentos muitos charmosos e cheios de estilo, pois com a redução da quantidade de convidados o foco é personalizar e ser criativo.
– Supostamente mais baratos. Tudo vai depender do que os noivos querem.
– Fotos, muitas fotos, podem ser feitas com todos os convidados, embora demande planejamento para não se perder em meio às poses.

 

Perfil do casal

Qual o perfil dos noivos que buscam esse tipo de casamento? São noivos mais descolados, decididos, porque fazer uma lista de convidados restrita nunca é uma missão fácil. Mas principalmente são casais que decidiram fugir do tradicional conceito latino de festas para muitas pessoas, incluindo aquelas com as quais os noivos tem pouca ou nenhuma relação, como amigos dos pais, colegas de trabalho ou parentes distantes.

Noivo

Vantagens

Quais as vantagens de um mini casamento se comprado ao casamento tradicional?
É um casamento. Deve ser tratado com a mesma seriedade e profissionalismo que um casamento tradicional. Será para os noivos um momento único independente do seu estilo e tamanho. É importante que noivos e familiares entendam que mesmo sendo em pétit-comté, não devem pecar em itens fundamentais. Contrate uma cerimonialista para organizar e cuidar para que tudo aconteça de forma adequada. Deixe que aquele seu amigo que adora tirar fotos, faça isso num outro momento, afinal você não vai querer correr riscos no dia do seu casamento.

Da mesma forma de que vale ter um fotógrafo profissional você vai deixar que sua decoração, cabelo e maquiagem sejam feitas assim, com uma ajudinha daquela tia carinhosa que acha entende do assunto? É claro que alguns têm na família pessoas capacitadas, se for esse o caso e houver comprometimento, tudo bem, mas não brinque com um momento que não volta. Esse é o grande ponto de interseção. Seja para 30 ou 500 convidados é o momento mais especial da vida de um casal e suas famílias, porém, cabe aos noivos darem o norte e tratarem seu casamento da forma que a ocasião merece.

NIPE Eventos

NIPE Eventos

Dicas para organizar um “mini wedding”
1. O lugar tem que ser pequeno e aconchegante, equivalente à quantidade de convidados. Espaços muito grandes vão dar aquela impressão de vazio e tirar o clima de confraternização esperado. Pode ser a casa de um dos familiares, um buffet, o salão de uma igreja, um pequeno sítio, um restaurante charmoso etc. Confira se a cerimônia e a festa poderão ser no mesmo lugar ou próximos.
2. Lista de convidados. Foque nas pessoas mais próximas que acompanharam o relacionamento.
3. Nada de economizar no buffet. Pelo contrário: aproveite a menor quantidade para aumentar a qualidade, servir um cardápio mais elaborado, melhores bebidas, etc. afinal quem estará no evento são as pessoas mais importantes da sua vida.
4. A equipe de foto e filmagem tem que ser de primeira também. Negocie o preço levando em consideração apenas que precisará de uma equipe menor de fotógrafos e cinegrafistas. Siga todas as regras para a contratação de uma boa empresa, até porque o evento é menor mas não menos importante.As fotos vão ficar para sempre como lembrança do grande dia. A diferença é que, em um mini casamento, o fotógrafo pode transmitir detalhes mais íntimos por meio das imagens, pois tudo fica mais informal e descontraído, não tem tantos protocolos como nos casamentos ‘grandes’. As fotos têm sempre que contar a história do casamento, mas em um ‘mini wedding‘ fica mais evidente a personalidade do casal.
5. O estilo também pode ser diferente: fica mais fácil personalizar e deixar o evento com a sua cara: decoração, convites, lembrancinhas, tudo pode ter um toque pessoal, fugindo um pouco – ou muito – do tradicional. Invista nos mimos: Na hora das lembrancinhas, a dica é caprichar. Foque nesse item e coloque sua criatividade e empenho; os convidados. além de levarem um presentinho, vão se sentir muito importantes também.
6. Nada de informalidade na hora de escolher empresas e serviços para o seu evento. Tudo o que for acertado deve ser colocado em contrato. Pois, até mesmo um mini casamento pode trazer grandes dores de cabeça.

Post  - Padre Yuri

Foto – mais detalhes Padre Yuri Cruz – Celebrante De Casamentos

Mini, normal ou mega, não importa! O essencial é que o seu casamento fique marcado na história da sua vida como o grande dia em que você realizou o sonho de se unir à pessoa que ama e construir uma família feliz.

 

By: Fernanda Soutto Mayor,proprietária da Help Consultoria de Eventos.

Anterior

Conheça as atividades de um cerimonialista

Próximo

Ousadia e Criatividade como diferencial na sua festa

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>