Dicas

Como organizar um batizado

Tarefa difícil, principalmente para os papais de primeira viagem. Alguns detalhes são importantes. Aqui vão algumas dicas para você não esquecer nada na primeira comemoração importante do seu(sua) filho(a).

 

Qual o melhor horário?
Tem gente que prefere mais próximo ao horário do almoço, outros, no início da manhã. Se for muito cedo e as pessoas saírem da igreja antes das 11h, uma boa opção é um café da manhã.

Se quiser prolongar mais a reunião, ofereça, em vez do café, um brunch, que é uma mistura de café da manhã e almoço leve. Os quitutes são os mesmos do café da manhã, mas você pode acrescentar saladas, tortas salgadas ou quiches e sobremesas. Se for próximo ao almoço, opte por um cardápio mais leve.

Se a cerimônia do batismo for depois do almoço, você pode servir um lanche para os convidados.  Você também pode oferecer uma festinha no estilo coquetel, com salgadinhos e bolo, como faria numa festa normal de aniversário de criança.

Se o almoço for em um restaurante, os pais devem pagar para todos?
Sim, o costume é que os pais ofereçam o almoço, se convidarem os padrinhos e parentes para ir a um restaurante.  Não tem problema nenhum cada um pagar a sua conta, desde que isso tenha sido combinado antes com todos e esteja bem claro, para não criar situações chatas de última hora.

 

Precisa mandar convite?
Se o orçamento estiver curto, o convite pode ser feito por telefone ou até e-mail, já que os convidados costumam ser pessoas próximas.

Se os pais fizerem questão do papel, existem opções especiais que podem ser compradas prontas em livrarias e papelarias especializadas ou ser confeccionados  sob encomenda.

 

Quem convidar?
Em geral o batizado é uma festa mais íntima, na qual são incluídas somente as pessoas que estiverem na cerimônia na igreja. Convidam-se os padrinhos, além dos avós da criança e os tios de primeiro grau (irmãos dos pais).  A expectativa é que haja alguma reunião ou comemoração logo depois da parte religiosa, mas não é uma obrigação.

 

Decoração: o que fazer?
Um arranjo de flores brancas na mesa ou vasinhos menores espalhados pela sala já são  suficientes. O branco e as cores suaves são os mais usados para o bolo e os docinhos (se tiver), por exemplo. Anjinhos também podem servir de enfeite para paredes e mesas, se for do seu gosto.

 

É preciso ter lembrancinha?
Essa é a ocasião que é simpático levar para a casa uma lembrancinha ‘fofa’ para lembrar da criança que acaba de chegar. As mais comuns são as ligadas ao tema religioso com uma mensagem e nome do bebê. A regra geral é entregar uma lembrancinha por família.

Anterior

Dicas para preparar um coffee break de sucesso

Próximo

Datas especiais - feriados nacionais 2015

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>