DicasFormaturaTipos de Eventos

Colação de grau, e agora?

Continuando no tema formatura, hoje você vai ficar sabendo tudo que precisa sobre colação de grau.

A colação de grau é uma tradicional cerimônia acadêmica em que o estudante concluinte do ensino superior recebe um diploma, certificando oficialmente suas competências em determinada faculdade do conhecimento.

 

Quais os possíveis tipos de cerimônia de colação de grau?

  •  Sessão Solene de Colação de Grau Oficial – Acontece em local público com na presença da Congregação da Instituição (composta por todos os professores), o Patrono, Paraninfo, Homenageados, Orador e demais alunos. Os alunos e professores usam vestes próprias (beca).

 

  •  Extraordinária somente assinatura no livro ata – No caso do aluno por motivo JUSTIFICÁVEL e ACEITÁVEL pela Direção, não comparecer à Sessão Solene de Colação de Grau, ou conclusão do curso no decorrer do semestre, deverá protocolar sua situação e optar, ou não, pela assinatura do livro ata de Colação de Grau para registro do diploma e emissão do histórico escolar e certificado de conclusão de curso.

Haverá custos para o aluno participar da Cerimônia da Sessão Solene de Colação de Grau?

NÃO HAVERÁ custos para o aluno.

 

Quem contratará a empresa responsável pela Cerimônia da Sessão Solene de Colação de Grau? E do baile?

A Instituição (Direção) contratará a empresa para organizar e decorar o cerimonial.

 

Quais os acadêmicos que podem Colar o Grau durante a Cerimônia da Sessão Solene de Colação de Grau?

SOMENTE os acadêmicos habilitados para esse fim, ou seja, que tenham concluído com aproveitamento toda a matriz curricular do seu curso, que poderão colar o grau durante a Sessão Solene de Colação de Grau e outorga do grau.

 

O Aluno com pendência pode participar da Cerimônia de Colação de Grau? Quais as Instruções?

Geralmente Sim.
O aluno que não concluiu o curso e desejar participar do cerimonial, deverá solicitar autorização para participar, aguardar deferimento e assinar termo de responsabilidade. Durante o cerimonial o aluno participará em igualdade com os demais, porém NÃO será chamado a colar o grau.

 

Em que situação poderá haver dispensa do ato de colação de grau?

O ato de colação de grau é obrigatório e é condição para a emissão e registro do diploma, desta forma nenhum aluno está dispensado deste momento.

 

Como está estruturada a Cerimônia da Sessão Solene de Colação de Grau da Instituição?

O roteiro para a cerimônia solene de colação de grau é de responsabilidade da Instituição.
Como se dá a formação da mesa diretiva?
A mesa diretiva é formada por autoridades acadêmicas da Instituição, pelo patrono e paraninfo. O Presidente da mesa sempre será o Diretor da Instituição. Na impossibilidade do mesmo comparecer a cerimônia, indicará uma das demais autoridades acadêmicas para presidir os trabalhos. Se alguma autoridade estiver impedida de participar da cerimônia, indicará um representante.

A mesa deverá ficar composta da seguinte forma:

a) Diretor;
b) Vice-Diretor;
c) Coordenadores;
d) Patrono
e) Paraninfo
f) Professores homenageados
g) Colaboradores e ex-professores da Instituição (permanecer junto a platéia, porém em lugares reservados).

 

O que é Patrono de Turma?
O patrono é uma personalidade destacada no âmbito do corpo científico da área dos formandos; trata-se, em geral, de pessoa de notório saber acadêmico, reconhecida competência e padrão de referência na área específica de conhecimento. Em geral, a escolha é feita por unanimidade ou eleição direta.

 

O Patrono deve realizar discurso?

Não.

 

O que é Paraninfo de Turma?

O paraninfo de turma, em geral, é um professor, ou profissional da área, que mantém prestígio incondicional junto à turma; escolhe-se por unanimidade ou eleição direta.

 

O Paraninfo deve realizar discurso?

Sim. O discurso não deverá ultrapassar 5 minutos. Caso haja mais de um paraninfo, somente um deverá realizar o discurso.

 

Como é definido o orador da turma?

Através de uma escolha ou consenso da própria turma. O aluno pode se candidatar ou ser indicado pela turma.

 

Como deve ser o discurso do orador?

Deve ser um discurso claro, objetivo e não muito extenso e cansativo. Geralmente os discursos se referem ao curso ou a própria turma.

 

Como ocorre a entrada dos formandos?
Os alunos entram em ordem alfabética.

 

Quem é responsável pela definição do juramento do curso?

Normalmente cada curso tem um juramento específico do curso. A instituição pode orientar.

 

Como funciona a outorga de grau?

A outorga de grau dar-se-á da seguinte maneira:
a) O Secretário fará a chamada dos formandos um a um;
b) O Diretor outorgará o grau, formalmente ao primeiro formando da lista oficial fornecida pela instituição.
c) Em seguida, o Diretor conferirá o grau a cada um dos formandos;
d) Em ordem alfabética, cada formando anunciado, irá se dirigir à mesa diretiva, receberá a outorga de grau, o diploma (simbólico) das mãos do Patrono ou Paraninfo. Após a outorga o formando colocará o capelo na cabeça e virará a capa que terá a cor do curso (se for o modelo utilizado na ocasião).

Algumas dicas:

  • Vestuário - Beca, de cor preta. É aconselhável que o formando vista por baixo da beca uma roupa de tecido leve, que não deixe transparecer detalhes quando colocar a beca.
aa

Aluguel de Becas – Sericol

  • Blog Chata de Galocha

    Blog Chata de Galocha

    Calçados - Para o homem, o ideal é que a meia e o calçado sejam escuros (pretos, de preferência). E para as mulheres, o calçado deve ser preto, e a sugestão é de que seja com salto baixo e confortável. E se usar meia calça da cor da pele.

Ricardo Almeida

Ricardo Almeida

  • Cabelo - As sugestões são: cabelo solto, rabo-de-cavalo ou um penteado mais baixo que não atrapalhe na hora de colocar o capelo (chapéu).

 

  • Acessórios - As formandas devem ter o cuidado de escolher acessórios discretos que não sobressaiam mais que a vestimenta(beca). Para evitar transtornos no momento da solenidade, sugerimos que não usem brincos grandes que possam enroscar na pala da beca e nem no penteado.

 

  • Comportamento - O formando deve ter uma postura adequada ao momento, com a seriedade necessária, através de um comportamento comedido, deixando extrapolar a emoção com discrição. Algumas instituições proíbem o uso de faixas, balões, apitos, buzinas, etc.

 

  • Trilha sonora – Não é recomendado a execução de músicas muito barulhentas ou com vocabulário chulo. O indicado é MBP, músicas as clássicas, temas de filmes e instrumentais.

 

  • Convidados – Geralmente a instituição disponibiliza poucos convites para a colação de grau. Procure centralizar os seus convidados, dando preferência à família e pessoas especiais.

Gostaram das dicas? Espero que esteja ajudando vocês na organização de suas formaturas.

Na próxima quinta- feira terá o último e mais aguardado post, O Baile,  Não percam

 

Fernanda Soutto Mayor é proprietária da Help Consultoria de Eventos.

Anterior

Formatura – Contratando os fornecedores - Parte 2

Próximo

Chegou o grande dia: Baile de Formatura

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>