Uncategorized

Anseios, medos e desejos de uma noiva

O contexto pré-nupcial é um momento muito especial no qual há o planejamento e preparativos para a concretização do sonho de muitos casais. As expectativas são muitas – o planejamento de detalhes dos eventos, o casamento dos sonhos dentro do orçamento, a cerimônia, o carinho do momento, a hora do “sim”… a vida a dois. Momento este que se torna único desde o pedido de noivado.

O matrimônio representa um dos marcos de mudança na vida. Afinal, esta é uma nova etapa que se inicia e que envolve novas formas de adaptação de rotina, de relacionamento e de vida. O casal passa a compartilhar uma vida cooperativa, na qual individualidades se somam a fim de construir e consolidar um novo núcleo familiar. Para isso, portanto, serão necessárias mudanças que propiciam a qualidade da relação e do convívio a dois.

Sendo este um momento que envolve tantas decisões, mudanças, sensações e sentimentos, o contexto pré-matrimonial pode ser um momento delicado vivenciado pelos casais. A partir de um questionário que vem sendo aplicado aos noivos, pôde-se perceber fragilidades e vulnerabilidades típicas desse contexto. Alguns noivos experimentam sentimentos fortes e difíceis de serem lidados. Parece incoerente? Não seria este um momento feliz e de muita alegria? Sim e Não ao mesmo tempo.

Algumas pessoas apresentam dificuldades em lidar com sentimentos considerados como “negativos”. Por exemplo, a ansiedade – que é um sentimento comum de todos os indivíduos ao longo da vida – pode tornar-se extrema e bastante incomoda em determinados momentos. Sendo o casamento, como já dito anteriormente, um contexto que envolve muitas decisões, ele pode se tornar um cenário ideal para crises fortes de ansiedade.

Outros sentimentos também apareceram como significativos e de difícil administração em relação a este momento: estresse, preocupação, irritabilidade, medos diversos e etc. Além disso, alguns comportamentos também chamaram a atenção como perda ou aumento de apetite, insônia, aumento de conflitos interpessoais (com o parceiro ou com a família), diminuição de concentração em outras atividades e aumento de dependência afetiva.

Pensando nisso, Ana Luiza Braga, psicóloga formada pela UFMG, desenvolveu um serviço em parceria com Mariana Braga da NIPE Eventos, direcionado ao acompanhamento de noivas e noivos durante o período pré-nupcial, o “I Do”- Intervenção Terapêutica Pré-matrimonial.

É um trabalho focado no acolhimento, aconselhamento e acompanhamento de pessoas que enfrentam dificuldades específicas relacionadas a este contexto e que, por motivos diversos, não se adaptam a um processo psicoterapêutico completo ou de outra modalidade de intervenção terapêutica.

Principais objetivos:

• Prestar acolhimento e ajuda para indivíduos que estão passando por algum sofrimento ou dificuldade relacionada ao contexto pré-matrimonial.
• Intervir de maneira focal em sentimentos de difícil administração (“tirar da crise”).
• Orientar e preparar os pares (ou um dos pares) para a vida em casal.
• Encaminhar, após avaliação prévia, para um processo psicoterápico sistematizado- individual ou de casal.

Equipe - Nipe Eventos

Equipe – Nipe Eventos

Texto: Ana Luiza Braga e Mariana Braga, proprietárias da empresa Nipe Eventos

 

 

Anterior

Festa infantil em casa ou buffet?

Próximo

Dia das Crianças - Como presentear e educar ao mesmo tempo?

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>