ArtigosBodasCasamentoDicasFornecedoresTipos de Eventos

8 dicas que você precisa saber sobre padrinhos de casamento

1) QUEM SÃO: Os padrinhos de casamento são pessoas especiais e importantes e devem ser aquelas que estão presentes na vida e no cotidiano do casal.

 

2) COMO ESCOLHER: Não se elege padrinhos pelo que eles podem te oferecer, mas sim pela importância que a pessoa tem e terá na sua vida pelos próximos anos. É importante que sejam pessoas próximas, mas não necessariamente tem que ser da família. Irmãos geralmente são escolhidos como padrinhos, mas, lembrem-se, isso não é uma regra. Não é aconselhável chamar alguém só pra fazer média e nem para prestar uma homenagem. Também não é obrigatório colocar os padrinhos de batismo como padrinhos de casamento. São situações distintas. Também não é obrigatório convidar casais de quem vocês foram padrinhos, somente “por obrigação”. Isso não é preciso e nem é falta de educação não convidá-los. Os noivos devem ser criteriosos na escolha, para optarem por pessoas que realmente querem ao seu lado neste momento especial.

 

3) QUANTOS: Não existe um número certo com relação à quantidade de padrinhos, tanto no casamento civil como no religioso. Mas é preciso bom senso para não exagerar. Um número razoável seria a média de cinco casais para cada lado na cerimônia. Mais do que isso pode ficar demais, além de ser desnecessário. É importante que dê um número par, para facilitar a divisão nos lados da igreja. Já no civil, apenas um casal de padrinhos pra cada lado já é suficiente.

 

4) CONVITE: O convite por si só já é uma honra, afinal, os escolhidos já se sentem queridos e importantes para aqueles noivos. Não existe uma regra sobre como convidar os padrinhos. Pode ser da forma como você quiser e se sentir mais à vontade. Não precisa de formalidade, a não ser que você queira. Mas os noivos também podem surpreender os padrinhos e os convidar de forma criativa. O convite pode ser feito de diversas maneiras, como: um jantar, uma reunião informal, por meio de convites personalizados e diferentes, por vídeos etc. Não se esqueça de que o convite deve ser feito com antecedência, assim eles podem se envolver com seus preparativos. Um prazo de seis meses é ideal.

Precisa de fornecedores de convite? Clique aqui e encontre os melhores de BH e região.

 

5) PRESENTES: Não existem regras para presentes, nem sobre o valor deles. O convite para ser padrinho de casamento é feito por conta do afeto, amizade e proximidade ao casal e não pelo valor do presente. Normalmente os padrinhos costumam dar o presente mais caro, mas isso não é regra. Cada padrinho tem uma condição financeira distinta e o presente tem que ser de acordo com o que podem. Por isso, é deselegante que os noivos peçam ou até sugiram o que querem ganhar dos padrinhos, pois pode constrangê-los, caso não tenham condição de dar. A não ser em casos que os padrinhos perguntem aos noivos o que querem ganhar. É importante ressaltar também que o presente deve ser entregue na casa dos noivos, antes do casamento. De jeito nenhum, levem presentes para a cerimônia.

 

6) LEMBRANCINHAS PARA OS PADRINHOS: Normalmente os noivos entregam uma lembrança aos padrinhos no casamento ou junto com o convite. Existem diversas opções, desde as mais tradicionais até as mais ousadas e personalizadas. Porém, isso não é um item obrigatório. Fica a critério dos noivos.

Encontre os melhores fornecedores de lembrancinhas para seus padrinhos. Clique aqui.

 

7) TRAJES:  

Mulheres - Geralmente a noiva sugere as cores dos vestidos das madrinhas quando ela não quer que se use ou repita cores. Porém, isso não é obrigatório, mas quando for o caso, será combinado antes. Cabe às madrinhas também um bom senso na escolha dos modelos, evitando decotes muito extravagantes e modelos curtos. Os longos são os modelos mais apropriados, a não ser em casamentos durante o dia, quando até mesmo os chapéus são permitidos e dão um toque a mais no look. Se prepare, sempre, de acordo com o horário e local da cerimônia. Lembre-se que o modelo deve ser um vestido de festa, mas não um vestido de baile. Ou seja, evite os excessos e jamais vá de preto e nem de branco. Tenha sempre em mente que a grande estrela do evento é a noiva.

Homens – Os noivos é que devem orientar os padrinhos sobre o tipo de traje que deve ser usado. Mas também é importante o bom senso. Os padrinhos podem usar terno, fraque ou meio-fraque, porém, em hipótese alguma, devem usar uma roupa mais sofisticada que a do noivo. Por exemplo: se o noivo estiver de terno, os padrinhos não podem usar um meio-fraque. A camisa, que deve ser clara, tem de ser social. Atenção para a escolha da gravata, nada muito espalhafatoso, nem estampado demais. A flor na lapela é um detalhe que faz diferença e pode ser usada não só pelo noivo, mas também pelos padrinhos. Porém, a cor da flor deve ser diferente da usada pelo noivo. As meias devem sempre combinar com a cor da calça e jamais podem ser curtas a ponto de aparecer a perna quando estiver sentado.

 

8) GAFES A SEREM EVITADAS: Se você é padrinho ou madrinha e tem crianças, verifique quem vai olhá-las durante a cerimônia. Não é adequado que fiquem com vocês no mesmo banco e ou no altar. Jamais atrasem. Somente a noiva pode atrasar num casamento, padrinhos jamais. Saibam se comportar durante a cerimônia, evitando celulares, conversas entre si e risos altos ou choros escandalosos. Os padrinhos, por estarem a frente na cerimônia, serão tão visados quantos os noivos.

 

Bom é isso. Foi convidado para ser padrinho ou madrinha? Então agora que já sabe todas as dicas, se prepare adequadamente e faça bonito neste grande dia!

 

Fernanda Soutto Mayor é proprietária da Help Consultoria de Eventos.

Anterior

Os 7 maiores erros na divulgação de seu evento

Próximo

8 dicas para produzir um casamento do seu sonho

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>