ArtigosBodasCasamentoDicasFornecedoresLegislaçãoTipos de Eventos

8 dicas para produzir um casamento do seu sonho

No mês das noivas, mais um post com dicas preciosas para o seu casamento. Fique atento à alguns detalhes importantes para que este momento seja especial e mágico. Leia abaixo oito dicas que irão te ajudar a produzir um casamento dos sonhos.

Foto: Espaço Innovare

Foto: Espaço Innovare

1) A data e o local: Quanto antes você checar a disponibilidade de data dos locais escolhidos para cerimônia e recepção mais fácil será conseguir produzir o casamento de acordo com o deseja. É fundamental, antes de fechar os locais, verificar se o ambiente em questão apresenta as características necessárias para a realização de seu evento. Observe fatores como a capacidade do local, a infra-estrutura, a localização, acessibilidade, área de estacionamento, conforto e preço.

Precisa de local para o seu evento? Clique aqui e confira os principais espaços de BH e região.

 

2) A celebração religiosa: Independente de o casamento ser realizado com uma missa, culto ou outro tipo de celebração atrelada a uma religião, é importante checar as restrições, as regras e o que cada igreja ou local permite.  Fique atento aos horários, pois muitas igrejas fazem vários casamentos em um único dia. Também é essencial prestar atenção em detalhes como a seleção do padre, pastor ou outro celebrante, bem como a decoração do local, as músicas que serão tocadas e a conduta adequada e vestimenta para os participantes do evento.

 

3) O estilo: No momento de planejar a festa, deve ser levado em consideração o estilo do casal, pois o tipo de festa precisa estar em sintonia com o estilo dos noivos. Eles e seus convidados precisam se sentir a vontade no ambiente criado para este momento especial. Isso vale para a decoração escolhida, o tipo de mobiliário, cardápio do buffet, tipo de bebidas e até para as músicas e trajes.

 

Buffet

4) Os comes e bebes: Independente do tipo de comida que o casal queira servir, é importantíssimo contratar um serviço de comida de boa qualidade. Qualidade não quer dizer que tenha que ser o mais caro ou o mais sofisticado. Existem buffets caríssimos que não bons, como existem cardápios simples, mas de muita qualidade. Porém, esse é um item que não dá para pensar só na economia, pois “o barato pode sair caro”. Comida ruim pode arruinar um casamento, mesmo que todo o restante saia perfeito.

Cheque as bebidas e alimentos incluídos nos valores cobrados, faça degustação de tudo, confira a quantidade na hora da recepção e se certifique de que o buffet que você pretende contratar possui uma boa experiência em casamentos e, principalmente, tem qualidade e excelência em seu serviço. Uma dica também é para o traje e comportamento dos garçons, que devem ser devidamente orientados de acordo com o tipo de recepção que irão atuar, para que não cometam nenhuma gafe.

Precisa de ajuda na quantidade de comida e bebida para seu evento? Clique aqui e confira algumas dicas.

 

5) O horário: A hora que um evento começa é crucial para que você organize a festa e para que os convidados possam se preparar melhor. No caso de casamentos realizados durante o dia, não há necessidade de uma formalidade muito grande. Dessa forma, a decoração, o cardápio e os trajes usados podem ser mais descontraídos, sem deixar de lado a sofisticação. Enquanto isso, casamentos durante a noite podem ser mais luxuosos e elegantes.

 

Foto: Fábio Gomes Foto e Vídeo

Foto: Fábio Gomes Foto e Vídeo

6) A decoração: Depois de definir em que horário o casamento será realizado, você terá que pesquisar diferentes opções de decoração, definidas com base nas preferências e gostos do casal. Lembre-se de que a decoração tem que estar de acordo com o estilo escolhido para o casamento, pois é o que vai criar e definir todo o ambiente da festa. Para tanto, os elementos decorativos devem estar em harmonia com o restante. Não adianta ter uma decoração requintada se o jantar e o local forem muito simples, por exemplo.

Clique aqui e confira a lista dos principais fornecedores de decoração de BH e região.

 

Foto: Vai dar Festa - DJ, Som e Iluminação

Foto: Vai dar Festa – DJ, Som e Iluminação

7) A música: Festas que não são temáticas podem ter músicas de estilos variados, animando a todos os convidados. O mais comum é contratar uma banda ou um DJ para tocar no ambiente. É importante que os noivos participem ativamente do processo de escolha das músicas, pois pode ser que tenham alguma música especial que façam parte de suas histórias e que queiram incluir na trilha do casamento. Não se esqueça também de contratar alguém que se encarregue da trilha durante a cerimônia religiosa, caso ela aconteça em local diferente.

 

8) Atenção aos detalhes: Chegou o grande dia! Mas não é porque está tudo pronto que não exista mais nada com o que se preocupar. Mesmo na hora do evento, é imprescindível ficar atento a todos os detalhes, que também influenciam no sucesso do evento. O cerimonial precisa verificar os seguintes itens: limpeza constante do local, principalmente dos banheiros, estacionamento e manobristas, vestiário ou um local para que a noiva possa se arrumar ou retocar algum item caso precise, seguranças experientes, comando do buffet e acompanhamento do que servir e que horas, reserva de uma área para a família dos noivos, suporte ao DJ na ordem das músicas, caso tenho algum momento especial como uma valsa, entre outros, suporte a fotógrafos e equipe de filmagem e, principalmente, acompanhamento de todos os passos dos noivos, para que se sintam seguros e tranquilos.

Está na dúvida se deve ou não contratar um cerimonialista? Clique aqui e veja porque é tão importante contar com o apoio deste profissional.

Seguindo essas dicas, com certeza você realizará um casamento dos sonhos!

 

Fernanda Soutto Mayor é proprietária da Help Consultoria de Eventos.

Anterior

8 dicas que você precisa saber sobre padrinhos de casamento

Próximo

6 Dicas para produzir uma Festa Junina perfeita

1 Comment

  1. 15/01/2016 at 5:38 pm — Responder

    Excelente conteúdo, parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>