Dicas

6 Dicas para produzir uma Festa Junina perfeita

Está chegando um período do ano de dar água na boca: o inverno e, junto com ele, as festas juninas! Quitutes, brincadeiras, quadrilhas, fogueira e muita diversão! Selecionamos algumas dicas super especiais de como organizar uma festa junina para nenhum caipira botar defeito!

 

1) Local, data e horário: o local tem que ser adequado com o número de convidados. Deve também preocupar-se com a segurança e infra-estrutura, como banheiros adequados, local de fácil acesso, espaço para as barraquinhas, palco etc. Para a data, fique de olho para não acabar fazendo a sua festa em um dia que já existam outras, pois este é o período de muitas festas juninas.  O horário deve se adequar ao perfil e idade do seu público, mas, geralmente, são feitas para toda a família. Portanto, podem começar a tarde e se estender até de noite.

 

2) Decoração: a decoração é que vai dar “cara” à festa. Sendo assim, deve ser típica, com elementos que lembrem roça, cidades do interior, enfim, um ambiente rural. Capriche nos adereços e detalhes. Use tecidos, como as chitas, retalhos e palha para dar um toque especial no acabamento.

 

Não pode faltar as tradicionais bandeirinhas, balões diversos, guirlandas coloridas, chapéu de caipira, que podem ser usados como bandejas, espantalhos, painéis decorativos, estandartes, entre outros. Se quiser personalizar ainda mais a sua festa, use e abuse dos copos, guardanapos, toalhas e mimos característicos. Confira aqui alguns fornecedores de artigos para a sua festa junina.

 

Além da decoração no interior do local, não se esqueça de fazer o mesmo nas barraquinhas. Todas devem ser bem coloridas, decoradas a caráter e sinalizadas. Faça placas informativas com o que cada barraca oferece, indicar caixas, comes, bebes e também os banheiros.

 

Toda festa junina que se preze tem que ter fogueira. Além de fazer parte do ambiente e caracterizá-lo, a fogueira esquenta nesse tempinho frio e é o charme da festa.

Fogueira_na_Praça

3) Música: a música é que faz as pessoas entrarem no clima da festa. Portanto, festa junina tem que ter música típica. Não pode faltar a tradicional quadrilha, o forró, e as tradicionais canções, entre elas a do rei do baião, Luiz Gonzaga.

 

Contrate um DJ ou que tenha experiência em festa junina. Se for ter música ao vivo, não deixe de contratar um bom sanfoneiro e um grupo de forró. Aí a diversão é garantida e vai até o sol raiar. Que tal um grupo de quadrilha? Contrate um ou monte o seu grupo com seus próprios convidados! Não se esqueça dos noivos e do padre.

 

4) Comes e Bebes: o que comer e beber numa festa junina? Aqui não é preciso muitas dicas, mas vale lembrar quais os principais itens, para não se esquecerem: cachorro quente, milho verde, pipoca, churrasquinho, canjica, maça do amor, broa de fubá, arroz doce, amendoim, paçoca, pé de moleque, pamonha, quentão, vinho quente…

 

É claro, que além das comidas e bebidas típicas, você pode mesclar também outros tipos de alimentos e bebidas de acordo com seu público e suas preferências.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

5) Trajes: o traje também é um elemento imprescindível em uma festa junina. Para que todos entrem no clima do evento, é importante que estejam caracterizados com roupas típicas.

 

  • Traje Masculino – Camisa xadrez, calça jeans com costuras de retalhos, tênis ou botas. Como acessório, use chapéu de palha ou lenço para pescoço e para complementar desenhe barba e bigode no rosto.

 

  • Traje Feminino – Vestido estampado ou decorado com rendas e retalhos, sandálias ou botas. Os acessórios podem ser o lenço para pescoço, flores, chapéu ou tranças no cabelo para dar um charme! E para maquiagem: batom, blush e pintinhas nas bochechas.

 

6) Barraquinhas e Brincadeiras: além das barraquinhas de comidas e bebidas, as barraquinhas de brincadeiras não podem faltar. Aí vão algumas opções:  tiro ao alvo, boca do palhaço, jogo de argolas, pescaria, touro mecânico, bingo, martelo de força, pula-pula. Tanto as crianças, quanto os adultos, se divertem pra valer. E não se esqueça das prendas.  Toda barraquinha tem que ter as suas prendas como premiação a quem acerta.

5901234178_bd5383fb0b_b

Também não deixe faltar na sua festa o tradicional Correio Elegante, uma brincadeira divertida que aproxima os casais e estimula a paquera de forma sutil e descontraída.

 

Seguiu as nossas dicas? Agora é só curtir a folia e deixar a diversão rolar solta! Bom arraial!

 

Fernanda Soutto Mayor é proprietária da Help Consultoria de Eventos.

Anterior

8 dicas para produzir um casamento do seu sonho

Próximo

8 dicas para economizar fazendo sua festa em casa

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>